QUEM IGNORA MAIS O PT: CIRO OU WELLINGTON?

Senador Ciro Nogueira toma atitudes que desagradam o PT do Piauí (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, é considerado o político mais influente do Piauí no cenário nacional. Próximo do presidente Michel Temer (PMDB) e com indicação de ministros em pastas de extrema importância como o Ministério da Saúde, o piauiense foi fundamental para que o governo de Wellington Dias (PT) conseguisse a liberação de recursos em Brasília.

A influência dele na liberação do empréstimo de R$ 615 milhões da Caixa Econômica Federal deixou isso bem claro. Tanta importância tem se refletido no tratamento dado pelo senador ao Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí. Ciro ignora a sigla e não pensa duas vezes antes de tomar alguma decisão que ofenda o amor-próprio dos petistas piauienses.

Desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o senador tem protagonizado uma sucessão de eventos que ofendem e desagradam o PT do Piauí. Algum constrangimento por parte do progressista quanto a isso? Nenhum. E os aliados explicam o motivo.

Deputados do PP avaliam que as decisões de Ciro, que desagradam o PT, não atingem a relação da sigla com quem realmente importa: o governador Wellington Dias (PT). Para os progressistas, Wellington está acima do PT e dificilmente se deixaria levar pelas reclamações e críticas da militância petista.

Eles entendem que para Wellington acima do PT está a necessidade de se reeleger em 2018. Para atingir esse objetivo, ele fará qualquer aliança que for necessária gostando o PT ou não. Wellington sabe da importância de Ciro e não correria nenhum risco de tê-lo na oposição no próximo ano.

Para agradar o PP de Ciro, há a possibilidade do governador entregar a vaga de vice novamente ao partido. Para isso, ele dará a vaga de senador, que naturalmente deveria ser de Regina Sousa (PT), para o PMDB. Os petistas protestam e reivindicam a vaga, mas a acomodação dos aliados vem em primeiro lugar e o partido terá que engolir, mais uma vez, a decisão que será tomada por Wellington.

No Partido dos Trabalhadores há quem compreenda a situação de Wellington. Esse grupo afirma que é melhor o partido garantir a reeleição do que por orgulho se negar a coligar com Ciro Nogueira. Sendo assim, fica até difícil de saber quem ignora mais a opinião do PT no Piauí, se Ciro ou o próprio Wellington Dias. 

Comente aqui