PMDB PODE DEIXAR BASE DE WELLINGTON

Assis afirma que verticalização pode mudar a conjuntura política no Piauí (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

A composição da chapa do governador Wellington Dias ( PT) pode ser duramente afetada pela reforma política. De acordo com o deputado federal Assis Carvalho, o Congresso deve aprovar a proposta de federalização na reforma política.Isso significa que os diretórios estaduais terão que respeitar as composições nacionais na hora de formar as chapas. Essa mudança pode retirar o PMDB da base de Wellington Dias. 

No cenário nacional, os dois partidos devem estar de lados opostos. No Piauí, a tendência terá que ser seguida se a federalização passar. "Eu repito que é muito cedo para falar de composição de chapa. Tudo poderá mudar devido à federalização. Voltaremos à verticalização e se um partido está fora da federação do PT nacional não poderá estar aqui em Teresina", afirmou. 

Deputado afirma que o Congresso deve votar a reforma política (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamcia.com

A mudança poderá ser tão profunda que o PSB de Wilson poderá ser obrigado a sair junto com Wellington. O PSN nacional rompeu com Temer e apresenta sinais de aproximação do PT.
Nesse caso, Wilson Martins que hoje é oposição poderá ser obrigado a sair com Wellington. Partidos como o PDT sairão da base já que nacionalmente terão Ciro Gomes como candidato a presidente.

Assis defende a necessidade de aprovação da reforma política. “Até o dia 15 de julho essa pauta deve ser concluída na Câmara para iniciar em agosto no Senado. Concluir em setembro. E o PT tem que administrar. Teremos as federações nacionais. Então só poderemos ter coligações nos estados junto aqueles partidos que se juntaram nacionalmente. Hoje é uma confusão partidos se unem sem a menor aproximação ideológica mínima”, defendeu. 

Comente aqui