Selo

00:00
Coluna Lídia Brito Política Dinâmica
REFORMA POLÍTICA
MARCELO DEFENDE “DISTRITÃO” PARA 2018

DEPUTADO AFIRMA QUE OS DEPUTADOS DEVEM APROVAR ESSE SISTEMA APENAS PARA O PRÓXIMO ANO E SEGUIR COM O DISTRITAL MISTO PARA 2022

05/06/2017 13:24

Marcelo Castro culpa o sistema eleitoral pela corrupção no país (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) culpa o sistema eleitoral do Brasil pela corrupção. Ele defende urgência na reforma política e diz que o financiamento das campanhas é o maior mal do país.

“Acho que nosso sistema eleitoral demonstrou que é um sistema ultrapassado e exaurido. A demonstração dessa imensa corrupção que existe no Brasil, sem nenhuma dúvida, tem inúmeras causas, mas a principal, é o financiamento das campanhas. Digo isso porque todas as delações feitas até hoje – Odebrecht, OAS e JBS – falam que as transferências de recursos ocorriam no período eleitoral. São campanhas supercaras que levam a um financiamento exagerado e em consequência disso ao caixa dois e a corrupção”, afirmou.

Marcelo afirma que se a reforma política for aprovada no Congresso deverá passar a valer o “distritão” para a eleição de 2018. “Sempre faço pesquisas e elas mostram que o sistema que tem mais apoio no Congresso para 2018 é distritão. Seria eleito o parlamentar mais votado, independentemente de partido. O Piauí tem 10 deputados federais e 30 deputados estaduais. Os 10 mais votados e os 30 mais votados seriam eleitos em 2018”, afirmou.

Para o deputado do PMDB, o melhor sistema para o país seria o distrital misto. “Precisamos mudar o sistema eleitoral. Tentamos isso há 30 anos e nunca conseguimos. Existe no Congresso Nacional uma tendência, nada certa, de implantarmos o melhor sistema eleitoral do mundo que é o distrital misto. A metade dos deputados seriam eleitos no distrito e a outra metade pela lista pré-ordenada, que chamam de lista fechada. Isso seria para 2022 porque estamos muito próximo da eleição e não teríamos tempo para implantar os distritos. Em 2022 já seria o distrital misto. Isso é uma construção que se tenta fazer”, afirmou. 

Comente!
Notícias relacionadas
ELEIÇÕES 2018
VEREADORES CERCAM PRIMEIRA-DAMA NA CÂMARA
VEREADORES CERCAM PRIMEIRA-DAMA NA CÂMARA
REJEIÇÃO
“CÂMARA FOI DESELEGANTE E INJUSTA COM DÓRIA”, CRITICA FIRMINO FILHO
“CÂMARA FOI DESELEGANTE E INJUSTA COM DÓRIA”, CRITICA FIRMINO FILHO
ELEIÇÕES 2018
APOIO DE PREFEITOS FAZ WELLINGTON COLAR EM CIRO
APOIO DE PREFEITOS FAZ WELLINGTON COLAR EM CIRO
TECNOLOGIA
FESTIVAL DE TRAPALHADAS
FESTIVAL DE TRAPALHADAS