LULA PERDE FORÇA COMO CABO ELEITORAL NO PIAUÍ

Em vídeo Lula, pede voto para o candidato do PT em Miguel Leão

A eleição do município de Miguel Leão, região do Médio Parnaíba, representa mais uma vitória do senador Ciro Nogueira contra o PT do Piauí. O candidato Roberto César (PR), que tem o apoio de Ciro, venceu o petista Jaílson Sousa e passa a ser o novo prefeito da cidade.

A derrota do PT também chama atenção para outro fato. O ex-presidente Lula,  principal liderança do partido no país, já não tem tanta facilidade de transferir votos no Piauí. Ele chegou a gravar um vídeo pedindo votos para o candidato do PT, mas não teve jeito. Jaílson Sousa foi derrota por uma diferença 38 votos.

No vídeo, Lula afirma que o PT sabe governar o Piauí e saberá governar Miguel Leão. “Eu peço seu voto para o companheiro Jaílson que é do PT. E o PT sabe governar o Brasil, sabe governar o Piauí e sabe governar Miguel Leão. Conto com seu voto”, afirma.

A derrota do PT na cidade mostra que, mesmo em uma cidade pequena como Miguel Leão, o PT não pode mais se apoiar  em Lula para vencer. Fica o questionamento se em tempos de Lava Jato, e após ser condenado a nove anos e meio de prisão, a imagem do ex-presidente já não seria a mesma até mesmo em estados como o Piauí, onde ele é sempre bem votado.

Em 2018, a figura de Lula deve ser bastante usada pelo governador Wellington Dias (PT). Ele vai buscar a reeleição e espera ter Lula como candidato a presidente da República. Caso o ex-presidente esteja impedido de concorrer, o PT também deve usar a imagem dele de um líder perseguido e injustiçado pelo juiz Sérgio Moro.

Os questionamentos poderão ser respondidos no próximo mês quando Lula visita o Piauí. Buscando apoio popular contra Sérgio Moro, ele passará três dias no estado. O ex-presidente visitará as cidades de Marcolândia, Picos e Teresina. As visitas a cidades do interior do Nordeste seria uma estratégia para mostrar que ele ainda é popular. Resta saber como essa popularidade será transferida para os candidatos do PT no próximo ano. 

VEJA O VÍDEO:

Comente aqui