Selo

00:00
Coluna Lídia Brito Política Dinâmica
ELEIÇÕES
LULA PERDE FORÇA COMO CABO ELEITORAL NO PIAUÍ

LIDERANDO PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO PARA 2018, O EX-PRESIDENTE NÃO CONSEGUIU TRANSFERIR ESSES VOTOS PARA O CANDIDATO DO PT EM MIGUEL LEÃO

07/08/2017 08:01

Em vídeo Lula, pede voto para o candidato do PT em Miguel Leão

A eleição do município de Miguel Leão, região do Médio Parnaíba, representa mais uma vitória do senador Ciro Nogueira contra o PT do Piauí. O candidato Roberto César (PR), que tem o apoio de Ciro, venceu o petista Jaílson Sousa e passa a ser o novo prefeito da cidade.

A derrota do PT também chama atenção para outro fato. O ex-presidente Lula,  principal liderança do partido no país, já não tem tanta facilidade de transferir votos no Piauí. Ele chegou a gravar um vídeo pedindo votos para o candidato do PT, mas não teve jeito. Jaílson Sousa foi derrota por uma diferença 38 votos.

No vídeo, Lula afirma que o PT sabe governar o Piauí e saberá governar Miguel Leão. “Eu peço seu voto para o companheiro Jaílson que é do PT. E o PT sabe governar o Brasil, sabe governar o Piauí e sabe governar Miguel Leão. Conto com seu voto”, afirma.

A derrota do PT na cidade mostra que, mesmo em uma cidade pequena como Miguel Leão, o PT não pode mais se apoiar  em Lula para vencer. Fica o questionamento se em tempos de Lava Jato, e após ser condenado a nove anos e meio de prisão, a imagem do ex-presidente já não seria a mesma até mesmo em estados como o Piauí, onde ele é sempre bem votado.

Em 2018, a figura de Lula deve ser bastante usada pelo governador Wellington Dias (PT). Ele vai buscar a reeleição e espera ter Lula como candidato a presidente da República. Caso o ex-presidente esteja impedido de concorrer, o PT também deve usar a imagem dele de um líder perseguido e injustiçado pelo juiz Sérgio Moro.

Os questionamentos poderão ser respondidos no próximo mês quando Lula visita o Piauí. Buscando apoio popular contra Sérgio Moro, ele passará três dias no estado. O ex-presidente visitará as cidades de Marcolândia, Picos e Teresina. As visitas a cidades do interior do Nordeste seria uma estratégia para mostrar que ele ainda é popular. Resta saber como essa popularidade será transferida para os candidatos do PT no próximo ano. 

VEJA O VÍDEO:

Comente!
Notícias relacionadas
ELEIÇÕES 2018
VEREADORES CERCAM PRIMEIRA-DAMA NA CÂMARA
VEREADORES CERCAM PRIMEIRA-DAMA NA CÂMARA
REJEIÇÃO
“CÂMARA FOI DESELEGANTE E INJUSTA COM DÓRIA”, CRITICA FIRMINO FILHO
“CÂMARA FOI DESELEGANTE E INJUSTA COM DÓRIA”, CRITICA FIRMINO FILHO
ELEIÇÕES 2018
APOIO DE PREFEITOS FAZ WELLINGTON COLAR EM CIRO
APOIO DE PREFEITOS FAZ WELLINGTON COLAR EM CIRO
TECNOLOGIA
FESTIVAL DE TRAPALHADAS
FESTIVAL DE TRAPALHADAS