“POLÍTICO CORRUPTO REFLETE O ELEITOR QUE SOMOS”, DIZ JOAQUIM SANTANA

Presidente do TRE afirma que o eleitor também tem responsabilidades sobre a corrupção (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) realizou um encontro com prefeitos de 40 municípios do estado para discutir a biometria. A meta da Justiça Eleitoral é que até março de 2018 todos os eleitores piauienses já estejam cadastrados no novo sistema.

Durante entrevista, o presidente Joaquim Santana falou sobre a segurança do novo sistema e do combate a corrupção eleitoral. Segundo ele, as denúncias de corrupção levam a refletir sobre o papel do eleitor.

Joaquim Santana falou sobre o fim do financiamento privado de campanha e afirmou que “político corrupto reflete o eleitor que somos”. “O fim do financiamento privado é um avanço. Essa eleição terá esse diferencial. Isso vai dificultar mais a corrupção. Nós acreditamos que vamos melhorar nesse sentido. O político que temos é resultado do eleitor que somos. Ninguém fala isso. Falamos muito do político e esquecemos da importância de um eleitor consciente. O eleitor deve ter consciência de não se vender”, afirmou.

BIOMETRIA

O Tribunal busca parceria com os prefeitos do interior para que a biometria consiga atingir os objetivos e metas. Joaquim destaca a importância do sistema para evitar fraudes na eleição. Segundo ele, já houve casos no país do mesmo eleitor ter 40 títulos.

“Desde que foi feita a biometria não se tem notícia de duplicidade de títulos, nem fraude. Houve uma época em que no sistema anterior se identificou pessoas com mais de 40 títulos no Brasil. Felizmente estamos avançando nessa parte e esperamos conseguir a perfeição. O

eleitor que não comparecer ficará sem poder votar. Terá que esperar um momento posterior para regularizar a situação”, explicou. 

Comente aqui