“DISTRITÃO PREJUDICA AS MINORIAS”, DIZ VENÂNCIO

Venâncio critica mudança no sistema eleitoral do país (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O vereador Venâncio (PP) se manifestou contrário à proposta de reforma política, que prega a implantação do sistema eleitoral Distritão para 2018. Na avaliação do parlamentar, esse novo modelo acaba com a possibilidade das minorias conseguirem competir com candidato de estrutura mais consolidada.

Segundo ele, o Distritão ajuda apenas os candidatos que já possuem mandato parlamentar. “O Distritão dificulta muito a possibilidade de pessoas sem mandato chegarem a ser eleitas. Na minha opinião, a melhor forma seria o fim das coligações e o voto proporcional ser mantido, ou seja, o partido que tivesse a competência de juntar o maior número de candidatos montassem uma estratégia eleitoral ou o coeficiente eleitoral deveria ter a própria proporcionalidade pelo fim das coligações”, declarou.

Venâncio afirma que os candidatos e partidos terão dificuldades de se adaptarem a mudança. “Da forma como está acontecendo vai beneficiar apenas as pessoas com mandato de deputado. Sou contrário ao Distritão. A tendência que observamos é que vai passar, mas precisamos nos adequar a essa nova forma de política eleitoral já para o próximo ano. O Distritão prejudica as minorias e quem vem oriundo dos movimentos sociais”, avalia.

Comente aqui