FIRMINO COBRA CONSENSO DA BASE

PMDB e PSDB devem se reunir para chegar a um acordo sobre a presidência da Câmara de Vereadores (Foto:Montagem)

Não será fácil a escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores. Os parlamentares pregam a necessidade do consenso em torno de um único nome, mas até o momento, nenhum dos lados interessados no cargo se mostrou disposto a abrir mão da disputa. Enquanto o prefeito Firmino Filho (PSDB) não retorna das férias com a família, os pré-candidatos à presidência pedem voto aos eleitores, que são os 29 vereadores eleitos da Casa.

O atual presidente, Luiz Lobão (PMDB), pode concorrer à reeleição. O PMDB já mostrou interesse em se manter no cargo mais alto do Legislativo Municipal. Mas Lobão mostra cautela ao falar do assunto. Ele quer evitar qualquer tipo de mal-estar com o prefeito Firmino. Uma solução possível seria o tucano convocar o vereador peemedebista para assumir alguma pasta no município.

Se isso ocorrer, o caminho ficaria liberado para o PSDB. O partido tem a maior bancada – quatro vereadores – e reivindica o direito de indicar o próximo presidente. No ninho tucano, o nome mais cotado é do vereador Jeová Alencar. Ele é o atual vice-presidente e foi o parlamentar reeleito com o maior número de votos, com mais de 10 mil votos.

Na tentativa de evitar uma disputa que possa criar um racha na base, Firmino Filho tem cobrado consenso. Ele não quer disputa. O tucano pediu que os aliados cheguem a uma candidatura única. O vereador novato, Joaquim do Arroz, também colocou o nome como candidato. Na oposição, Dudu do PT busca apoio, mas sabe que as chances são reduzidas.

Comente aqui