SENADORES DO PIAUÍ CONVERSAM SOBRE PLANO DE SOBERANIA NACIONAL

Com a Frente, parlamentares colocam posição combativa em relação ao governo (Foto/Montagem: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo, com informações da Agência Senado

O Congresso Nacional, ao que parece, está em busca de assegurar a soberania da nação sobre os problemas políticos que o país atravessa e sobre a influência negativa que isso tem gerado, tanto no próprio Brasil quanto nas relações externas com outros países.

Na última semana, um grupo formado por 19 senadores e 201 deputados instalou a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. Os senadores piauienses Regina Sousa (PT) e Elmano Férrer (PMDB) estão entre os nomes.

A frente tem oito eixos de ação: defender a exploração eficiente dos recursos naturais, entre eles o petróleo; garantir uma infraestrutura capaz de promover o desenvolvimento do país; fortalecer a agricultura nas exportações, mas também na alimentação dos brasileiros; estimular o crédito e o capital produtivo nacional; defender o emprego e o salário; garantir um sistema tributário mais justo; consolidar as Forças Armadas na defesa da soberania; e assegurar uma política externa independente.

Durante a instalação da frente, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) – que preside o grupo – disse que o governo do presidente Michel Temer é uma ameaça à soberania nacional.

ATUALIZADO ÀS 10:34

A reportagem do Política Dinâmica entrou em contato com o senador Elmano Férrer para comentar o assunto. Apesar do que foi reportado pela Agência Senado, ele afirma que ainda não está totalmente a par da Frente e seus objetivos, e que foi apenas consultado muito rapidamente pelo senador Roberto Requião. Questionado, Férrer se diz favorável a tudo que garanta a soberania nacional, mas foi cauteloso ao declarar apoio à causa justamente por não conhecer os pleitos em sua totalidade.

“Eu fui abordado rapidamente pelo Requião [na última quarta], me convidando para integrar essa Frente que está sendo formada. Não tenho maiores informações porque na quarta-feira já estava me preparando para ir à Teresina. Tudo que diz respeito à soberania nacional nós estamos ao lado disso. Nós somos uma nação soberana e à luz do direito internacional”, declarou.

Comente aqui