“PRESÍDIOS NÃO ERAM O PRINCIPAL” DIZ WELLINGTON AO VOLTAR DO CANADÁ

Margarete repassando o cargo à Wellington Dias (Foto: Divulgação/Assessoria)

O governador Wellington Dias (PT) retornou ao Piauí no início da noite da segunda-feira (24). Após uma viagem de 12 dias ao Canadá, o petista reassumiu o cargo que estava ocupado interinamente pela vice-governadora Margarete Coelho (PP). Ao chegar em Teresina, ele destacou o que avalia como bons resultados da ida às terras canadenses e falou que a questão dos presídios não foi o ponto principal da viagem.

“Vamos ter bons resultados dessa agenda com o Canadá. Na área da segurança, o ponto principal não era nem tanto a parte de presídios. Na verdade, o ponto é a ressocialização dos presos. O Canadá tem um sistema onde eles já reduziram em 56% o número de prisioneiros que eles tinham encarcerados. É o país do mundo com maior êxito na ressocialização”, disse.

Conforme Wellington, algumas ações feitas no Canadá já são desenvolvidas no Piauí e citou como exemplo a parte da educação e da saúde nas unidades prisionais. Ele explicou que a ideia a ser adotada para reduzir o número de presos é desenvolver um sistema onde, na hora em que é aplicada a pena, o preso é avaliado, considerando uma classificação de risco, e a partir daí os que estão com risco baixo são enquadrados em um plano.

Governador reassumiu o cargo na segunda-feira (24) (Foto: Divulgação/Assessoria)

“Numa parceria com o sistema judicial, os presos com um risco baixo são colocados para um plano individual integrado com a família, a sociedade e várias entidades que participam. O governo faz um aporte que viabiliza condições de emprego para essas pessoas. À medida que vai tendo bom resultado, reduz a pena, mas já inserindo para o trabalho. Resultado: são pessoas que saem do sistema muito melhores do que entraram”, disse.

Segundo o ele, foi acertado em um memorando a vinda de representantes do governo do Canadá ao Piauí para tratar do treinamento das equipes no Estado. Além disso, técnicos do Piauí também irão ao Canadá nos próximos meses. No país da América do Norte, Wellington ainda tratou sobre educação, turismo e comércio.

Comente aqui