DISPUTA VELHA EM UM CENÁRIO NOVO

Hélio Isaías (PP) e Edson Ferreira (PSD) são os principais concorrentes para deputado estadual na região de São Raimundo Nonato (Fotos: PoliticaDinamica.com)

A disputa para deputado estadual na região de São Raimundo Nonato em 2018 promete ser acirrada como há muito tempo não se vê. O representante do clã dos Ferreiras, deputado Edson Ferreira (PSD), disputa votos com Hélio Isaías (PP) num cenário bem diferente de outros pleitos. Dessa vez, a mulher de Hélio é prefeita da cidade, enquanto Edson está na oposição.

É verdade que essa não é a primeira vez que os Ferreiras disputam uma eleição estadual sem a prefeitura de São Raimundo Nonato nas mãos, mas será diferente. Em 2010, por exemplo, o prefeito era Padre Herculano, ferrenho rival da família Ferreira, mas Hélio Isaías não se beneficiava do poder municipal. Agora, ele é quem dá as cartas com a mulher na prefeitura.

Mas a dificuldade não é somente essa. A concorrência de Edson Ferreira será mais difícil porque Hélio, além de ter a prefeitura nas mãos, ainda é secretário estadual de Defesa Civil. A pasta é bastante estratégica do ponto de vista eleitoral em uma região castigada pela seca. Enfrentar uma casa que comanda a prefeitura e a Defesa Civil Estadual não é tarefa fácil.

E nem para por aí: ainda deve-se enfatizar que a mulher de Hélio Isaías, Carmelita Castro, além de prefeita da cidade, é irmã da vice-governadora Margarete Coelho (PP), que não mede esforços na hora de engrossar o palanque dos aliados. Da irmã então, nem se fala... Para amenizar as adversidades locais, os Ferreiras até se aproximaram do governador Wellington Dias (PT), mas os benefícios nem de longe são iguais aos do rival.

É preciso considerar que o desempenho de Carmelita no comando da prefeitura do município poderá refletir na eleição de Hélio em 2018. Se a gestão não andar bem, Edson Ferreira pode ganhar um fôlego na concorrência. Duvidar da força política dos Ferreiras é algo que nenhum político experiente da região deve fazer.

Comente aqui