DIRETOR DA DEFESA CIVIL JUSTIFICA RACIONAMENTO DE ÁGUA EM CIDADES DO SEMIÁRIDO

Vitorino Tavares fala sobre crise hídrica (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, disse nesta sexta-feira (9) que o racionamento de água anunciado pelo governo do estado é necessário devido ao nível crítico dos maiores açudes do Piauí. Segundo ele, tem manancial operando com apenas 5% da capacidade e por isso a única alternativa encontrada foi o racionamento.

“Hoje os açudes que abastecem as maiores adutoras, que é o Petrônio Portela em São Raimundo Nonato, Piaus em São Julião e os açudes Estreito e Caboclo estão em nível crítico. O Petrônio Portela está operando em torno de 7% da capacidade e Piaus com apenas 5%”, disse.

Conforme Vitorino, a recomendação para racionamento de água vai atingir entre 35 e 42 municípios. A medida deverá perdurar até quando houver chuva suficiente para repor os mananciais que abastecem as cidades. A orientação é de que sejam consumidos, diariamente, de 50 a 70 litros de água por família.

Nesta sexta-feira (9), Vitorino participou de um encontro entre prefeitos atendidos pela Operação Pipa do Exército. O encontro aconteceu no 25º Batalhão de Caçadores.

Comente aqui