DEPUTADO QUER MULTAR PAIS QUE FALTAM ÀS REUNIÕES ESCOLARES

Francis Lopes quer pais no convívio escolar (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Francis Lopes (PRP) apresentou na terça-feira (4) na Assembleia Legislativa do Piauí um indicativo de Projeto de Lei que penaliza pais ou responsáveis que não comparecerem às escolas de seus filhos ou assistidos. De acordo com o projeto, ficam instituídas penalidades pelo não comparecimento às reuniões oficiais de pais e mestres ou em diálogos individuais com professores da rede estadual de ensino.

O projeto estipula que as reuniões sejam comunicadas por escrito, com expedição de documento que comprove a ciência inequívoca dos pais ou responsáveis legais, devendo observar, ainda, a antecedência mínima da comunicação em cinco dias da realização da reunião. Conforme o projeto, cada escola estadual manterá o registro de comparecimento mensalmente atestado pelo diretor.

Caso não compareçam às reuniões, os pais serão multados no valor de 20 UFR-PI [equivalente a R$ 64] com arrecadação posteriormente regulamentada pelo Poder Executivo. Francis Lopes justifica a iniciativa visando um maior acompanhamento e proximidade dos responsáveis com o ambiente escolar.

"Nossa preocupação é atrair cada vez mais os pais para participarem do convívio escolar dos seus filhos e que esse ambiente se torne uma extensão do lar. Visitei algumas escolas e fiquei sabendo através de diretores e professores que, em média, de cada mil pais apenas cerca de 100 vão às reuniões e isso é preocupante" afirma o deputado.

Comente aqui