COM APOIO DE PIAUIENSES, PEC DA VAQUEJADA É APROVADA

Atividade foi aprovada em 1º turno na Câmara (Foto: Tatiana Azeviche/Creative Commons)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira (10), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a realização da vaquejada no país. O texto foi aprovado com 366 votos favoráveis e apenas 50 contra. Como já passou pelo Senado, a proposta só precisa de outra votação na Câmara, em segundo turno, para ser promulgada.

Dos 10 deputados federais do Piauí, nove marcaram presença na sessão e todos eles votaram favoráveis à proposta. Apenas o deputado Assis Carvalho (PT) não compareceu à votação.

A PEC não considera cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, se forem registradas como manifestações culturais e bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A alegação de prática cultural foi a mais defendida pelos apoiadores da vaquejada, principalmente deputados da região Nordeste.

O relator da PEC na comissão especial, deputado Paulo Azi (DEM-BA) sustenta que se a vaquejada fosse banida, além da cultura de um povo, teria prejuízo injustificável para toda uma cadeia produtiva, condenando cidades e microrregiões ao vazio da noite para o dia. 

A Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) diz que a atividade movimenta R$ 600 milhões por ano, gera 120 mil empregos diretos e 600 mil empregos indiretos.

MAIS PIAUIENSES
Além dos nove deputados do Piauí que votaram a favor da vaquejada, outros políticos piauienses que defendem a atividade também foram para Brasília no início da semana militar em defesa da aprovação. Foi o caso do deputado estadual Francis Lopes (PRP) e do vereador de Teresina Samuel Silveira (PSDB).

Comente aqui