CIRO DIZ QUE BUROCRACIA DIFICULTA LIBERAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

Senador diz que burocracia tem provocado demora (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O senador Ciro Nogueira (PP) disse nesta sexta-feira (16) ao Política Dinâmica que os empréstimos pleiteados pelo Piauí junto à Caixa Econômica Federal ainda não foram liberados. Ele voltou a reiterar que tem se dedicado constantemente às tratativas para a liberação, mas que até agora isso não aconteceu. A expectativa é que saia nos próximos dias.

São dois empréstimos que o Piauí pleiteia junto à Caixa: um no valor de R$ 600 milhões e outro de R$ 315 milhões. “Ainda não houve nenhuma liberação. Nós estamos trabalhando, está bem encaminhado, mas ainda não teve nenhuma liberação. Estamos pressionando e isso deve acontecer nos próximos dias e ou no máximo em duas semanas”, falou Ciro.

Questionado sobre qual motivo estaria dificultando a liberação do empréstimo, Ciro alegou a burocracia que é natural nesse tipo de operação de crédito. Segundo ele, até mesmo um empréstimo tomado por um cidadão em um banco exige todo um trâmite burocrático e no caso da operação de crédito para os Estados as exigências são ainda maiores.

“Não se trata de dificuldade, é trâmite burocrático mesmo. Qualquer empréstimo, até mesmo um empréstimo de pessoa física em um banco, tem um trâmite burocrático. Essa situação de empréstimos para os Estados envolve questões do Tesouro Nacional. O trâmite é puramente burocrático e a gente está contando com o apoio do presidente do banco [Gilberto Occhi], que é indicação do nosso partido, no que diz respeito a agilizar o processo”, falou.

O senador finalizou dizendo que a burocracia precisa ser vencida e prazos serem respeitados, mas que é apenas isso que está emperrando a liberação do dinheiro. Os recursos bastante aguardados pelo governador Wellington Dias devem ser usados em obras de infraestrutura no Piauí.

Comente aqui