CANDIDATURA DE DELANO PARENTE AINDA SERÁ JULGADA PELO TRE-PI

Juízes vão decidir mesmo após derrota nas urnas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Celeridade não é mesmo um dom da Justiça brasileira. Passados 23 dias das eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) ainda trabalha para julgar recurso de registro de candidatura contra um político que perdeu por esmagadora maioria nas urnas e ainda por cima está preso acusado de corrupção.

Delano Parente, prefeito de Redenção do Gurguéia, no Sul do Piauí, teve o pedido de registro de candidatura deferido em primeira instância e uma das coligações adversárias entrou com recurso no TRE-PI contra a decisão. Chegou o dia da eleição e o caso não foi julgado pelo Tribunal. A população resolveu julgar primeiro e derrotou o candidato nas urnas. 

Mesmo assim, o processo ainda emperra a pauta da Corte Eleitoral. O julgamento estava previsto para esta terça-feira (25), mas o juiz Geraldo Magela pediu vistas e dessa forma a decisão ainda deve demorar mais uns dias. Independentemente do que venha a decidir o TRE, Delano Parente não tem mais chances, uma vez que perdeu as eleições por mais de mil votos na pequena cidade.

O gestor havia sido preso em julho durante uma grande operação comandada pelo Ministério Público Estadual, mas terminou solto após conseguir uma liminar e ainda entrou na disputa em Redenção do Gurguéia. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou a liminar e o político voltou a ser preso novamente no último dia (11).

Comente aqui