ASSEMBLEIA PASSA VERGONHA COM LIMINAR DO STF

Ministro do STF frustrou ação de deputados (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

A decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a PEC que impede promotores de concorrerem ao cargo de procurador-geral de Justiça no Piauí é uma vergonha para a Assembleia Legislativa. O ministro “novato” da Suprema Corte dá um corretivo em mais de 20 deputados que votaram a favor da proposta.

É verdade que a decisão monocrática do ministro ainda será apreciada pelo plenário do STF, mesmo assim a vergonha imposta à Assembleia do Piauí já é notória. Alexandre de Moraes afirmou na decisão que houve desrespeito ao devido processo legislativo por parte dos deputados, deixando claro que eles interferiram onde não lhes cabia.

A polêmica PEC aprovada no Piauí, cujo voto do deputado Dr. Pessoa (PSD) foi o único contrário, teve autoria da Mesa Diretora da Assembleia. Até hoje, nenhum parlamentar explica de forma convincente o porquê de quererem se intrometer numa eleição interna do MP-PI.

NOTAS


MEDIÇÃO DE FORÇAS
João Mádison diz que Ciro Nogueira fala muito nos 44 prefeitos do PP como argumento para querer duas vagas na chapa majoritária de Wellington. Para defender os interesses do PMDB, ele alerta que só o deputado Marcelo Castro tem o apoio de mais de 40 prefeitos.

Deputados podem ter dificuldade para voltar à Brasília (Foto: Luis Macedo/Câmara)

SINAL DE ALERTA
Algumas lideranças do interior comentam que pedir votos para seus deputados em 2018 não vai ser uma tarefa fácil, principalmente para aqueles que votaram a favor das medidas impopulares propostas por Temer. Até nos rincões mais isolados tem rurícola prometendo dar o troco.

TODOS PELO SIM
A aprovação em 1º turno da PEC que legaliza a vaquejada foi comemorada por muitos políticos. Os nove deputados da bancada federal do Piauí que votaram disseram sim à proposta. Apenas Assis Carvalho (PT) não compareceu à votação na Câmara.

VALEU O BOI
A posição favorável dos deputados piauienses sobre a vaquejada não causa estranheza. Isso porque eles frequentam essas festas quando andam pelo estado visitando suas bases eleitorais. Votar contra seria, ao mesmo tempo, mexer na própria tradição política.

DESCORTESIA
As declarações de Assis Carvalho (PT) que causaram indignação no PSD ocorreram quatro dias após Georgiano Neto ter ido prestigiá-lo em sua posse como presidente do PT. Se Assis faz assim com quem foi aplaudi-lo, será o que pensa dos peemedebistas que nem lá pisaram?

Comente aqui