A QUESTÃO DA REELEIÇÃO

Militantes cobram reeleição de Regina em evento (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

A reeleição da senadora Regina Sousa foi um dos temas mais comentados durante o 6º Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado em Teresina. No evento, militantes não perdiam a oportunidade de puxar o coro em defesa da petista disputar a reeleição em 2018. O partido cobra uma posição do governador sobre o assunto.

Publicamente, Wellington diz que é natural quem está no mandato querer a reeleição, mas não garante a presença dela em sua chapa no ano que vem. A própria Regina entende que tudo vai depender da montagem do xadrez político para 2018, mas confirma a briga pela oportunidade de buscar um novo mandato no Senado.

“Ele [Wellington] já disse que é natural que a vaga seja minha, mas é claro que o próprio partido ainda vai fazer a discussão de tática e estratégia eleitoral. Claro que na hora certa ele vai sentar com toda a composição de governo, e com quem resistir nessa composição até 2018, para compor uma chapa. É claro que nós vamos estar disputando a vaga, mas não estou aqui mandando recado pra ninguém. Estou disputando dentro do meu partido e o partido já fechou questão que o nome é o meu”, disse.

Assis promete defender nome de Regina (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

GOVERNADOR FALA
Wellington Dias foi questionado no evento sobre a decisão congressual do PT de lutar pela presença de Regina na chapa majoritária. Ao contrário dos colegas petistas que falam publicamente em defesa da senadora como candidata à reeleição, Wellington é mais cauteloso e diz que tudo vai passar pelo entendimento político até 2018.

“Em 2018, com toda a tranquilidade, vamos tratar o pleito de que ela, que já é senadora, possa ser candidata. É natural que tanto ela como o senador Ciro (PP), que concluem o mandato, sejam candidatos à reeleição. O PT agora tomou uma posição, mas eu pedi a todos os partidos para que pudéssemos tratar das eleições de 2018 só em 2018, quando a gente vai poder estar discutindo coligação”, falou.

Presença de mulheres na chapa ainda é incerta (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

No congresso do partido, os filiados bateram o martelo pelo nome de Regina como candidata a senadora em 2018. O novo presidente do PT estadual, deputado Assis Carvalho, também é defensor da reeleição dela, mas tudo vai depender do líder maior, leia-se, Wellington Dias.

Comente aqui