A ESPERANÇA AOS 113 ANOS

Aposentada quer votar aos 114 anos de idade em 2018 (Foto: Divulgação/TRE-PI)

Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) divulgou um exemplo de cidadania praticado por uma senhora de 113 anos. A aposentada Teresa Maria de Sousa compareceu ao Cartório Eleitoral de Várzea Grande, a 200 km de Teresina, para fazer o recadastramento biométrico e, dessa forma, poder votar em 2018, quando fará 114 anos.

A centenária dona Teresa já presenciou muitas eleições, até mesmo aquelas em que as mulheres ainda não tinham direito de votar em nosso país. Nos dias atuais, em que o Brasil enfrenta uma das mais graves crises políticas de sua história, ela mantém a esperança de mudança numa classe que tanto tem decepcionado os brasileiros, óbvio, com exceções.

Essa brasileira, cidadã e eleitora de Várzea Grande é um exemplo. Enquanto muitos jovens que se dizem "modernos" desprezam a política e ignoram a importância do voto, ela não abre mão desse direito que um dia lhe foi cerceado, mesmo com a idade que tem e ainda por cima nesse momento delicado da política brasileira.

A crise e os escândalos que envergonham a Nação não podem ser usados para desmoralizar toda a política e nem tampouco para lançar todos na mesma vala. É preciso se informar e saber votar. Para os que desde novos perderam a esperança e preferiram o desprezo pela política, fica o exemplo de dona Teresa. Mais de 11 décadas de vida e cidadania pujante.

Comente aqui