GESSY SE UNE A PT, PSD E PL E ANUNCIA APOIO A DR. PESSOA

PSC vai para o palanque de Dr. Pessoa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Depois de ficar em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Teresina, Gessy Fonseca (PSC) anunciou nesta sexta-feira (20) apoio ao candidato Dr. Pessoa (MDB) no 2º turno da eleição. Com a adesão, ela faz o mesmo caminho de PT, PSD e PL, que também decidiram apoiar Pessoa.

O anúncio foi feito no final da manhã na sede do Diretório Regional do PSC e contou com a presença do próprio Dr. Pessoa, do candidato a vice dele Robert Rios (PSB) e outras lideranças do MDB. O presidente estadual do PSC, advogado Walter Alencar, também estava no anúncio.

Ela ficou na terceira colocação na disputa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“Em respeito aos mais de 50 mil eleitores que depositaram em mim uma confiança, nesse momento eu não poderia ser omissa. Para mim seria muito mais fácil [ficar neutra]. Então, o meu compromisso de estar apoiando o candidato Dr. Pessoa é para que nós tenhamos a garantia de que daqui para frente nós tenhamos uma prefeitura de portas abertas", justificou.

Ela afirmou que conversou com Pessoa e ficou acertado dos dois trabalharem juntos numa eventual administração do emedebista. "Conversei com o Dr. Pessoa e fizemos uma aliança para juntos trabalharmos para transformar Teresina na capital das oportunidades”, falou.

Gessy diz que vai trabalhar junto com Dr. Pessoa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ao oficializar o apoio, Gessy, que é evangélica, falou bastante no nome de Deus. Segundo ela, apoiar Dr. Pessoa não é incoerente. “Incoerente seria se eu ficasse omissa”, afirmou.

Comente aqui

JUSTIÇA MANDA ROBERT RIOS APAGAR MENTIRAS DAS REDES SOCIAIS

Sentença reconhece que Robert postou mentiras (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A juíza da 63ª Zona Eleitoral do Piauí, Tânia Regina Sousa, determinou esta semana que o candidato a vice-prefeito de Dr. Pessoa, o ex-deputado estadual Robert Rios (PSB), apague das redes sociais conteúdo falso e calunioso contra o candidato Kleber Montezuma (PSDB). A decisão atendeu a pedido da coligação de Kleber, que entrou com ação judicial.

Na decisão, a magistrada reconheceu que Robert publicou conteúdo falso que atinge a honra e a imagem do candidato tucano. As postagens foram feitas nas redes sociais Facebook e Instagram. O Ministério Público Eleitoral também entendeu que a postagem era mentirosa e ofensiva e opinou pela procedência da ação movida pelos adversários de Robert Rios.

“Verifico a existência de ofensa pessoal ou a direitos do representado, bem como a existência de fato ali noticiado destituído de credibilidade, o que ultrapassa o limite da liberdade de expressão.”, disse a juíza eleitoral em um trecho da decisão

Robert Rios vai ter que apagar conteúdo falso (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Robert Rios terá que apagar as publicações imediatamente, sob pena de ser multado. Embora tenha conseguido decisão para que o ex-deputado apague o conteúdo mentiroso, a coligação de Kleber Montezuma ainda promete recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para conseguir um direito de resposta nas redes sociais de Robert.

Comente aqui

PSD ANUNCIA APOIO A DR. PESSOA

Anúncio de apoio a Dr. Pessoa na sede do PSD em Teresina (Foto: Divulgação/PSD)

O PSD dos deputados Júlio César e Georgiano Neto anunciou nesta sexta-feira (20) apoio ao candidato Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno da disputa municipal em Teresina. O partido tinha como candidata no primeiro turno a ex-secretária estadual Simone Pereira, que teve desempenho bastante modesto nas urnas. Ela obteve apenas 2,12% dos votos válidos.

O anúncio foi feito na sede do Diretório Regional do PSD em Teresina. A direção do partido seguiu a orientação do governador Wellington Dias (PT) para apoiar Pessoa.

“Tivemos um desempenho aqui em Teresina com a Simone candidata a prefeita. Ela não teve sucesso. Agora, nós estamos fazendo a melhor opção por Teresina, por seu povo e pela sua gente, escolhendo como candidato no segundo turno o Dr. Pessoa. É um homem que tem um apelo popular muito grande”, disse o deputado federal Júlio César.

Júlio César se acertou também com Themístocles (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O presidente regional do MDB, senador Marcelo Castro, o deputado estadual Themístocles Filho -- mentor intelectual da candidatura de Dr. Pessoa, -- e o próprio candidato do MDB foram até o diretório do PSD presenciar o anúncio. Com câmeras e microfones ligados, Júlio César falou que a adesão à campanha de Pessoa aconteceu sem negociação de cargos. 

A candidatura de Simone Pereira, do PSD, era uma das candidaturas ligadas ao Palácio de Karnak. Por isso, a adesão a Dr. Pessoa, outro aliado do Karnak, não causou surpresa.

Comente aqui

EVALDO SEGUE THEMÍSTOCLES

Evaldo Gomes sempre foi fiel a Themístocles (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Evaldo Gomes decidiu levar o dividido Solidariedade para o palanque de Dr. Pessoa (MDB). Depois da legenda perder tudo que tinha no interior do Estado, a esperança do deputado agora é depositada no apoio à candidatura de Pessoa na capital.

O partido tinha três prefeituras no Piauí e dois vereadores em Teresina. Nas eleições deste ano, os três prefeitos da legenda sofreram derrotas fragorosas na tentativa de reeleição e nenhum outro novo gestor foi eleito. Na capital, reduziu a bancada para apenas um único vereador, a filha dele, a quem o partido direcionou suas forças durante a campanha.

Deputado é bastante alinhado com Themístocles (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Acertado com Themístocles Filho (MDB) e Wellington Dias (PT), Evaldo agora aposta suas fichas na eleição de Pessoa. Os que conhecem a política local sabem que ele jamais iria contra uma orientação do presidente da Assembleia. Nunca foi assim e dessa vez não seria diferente.

Comente aqui

DE OLHO NA PREFEITURA

Themístocles Filho, presidente da Assembleia (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), se movimenta de forma intensa nos bastidores para garantir mais apoios para Dr. Pessoa no segundo turno em Teresina. Mentor intelectual da campanha de Pessoa, o deputado não tem parado um minuto sequer nessa segunda etapa da campanha eleitoral.

Depois de garantir a eleição da própria mulher para prefeita de Esperantina, na região Norte do Piauí, Themístocles agora está focado exclusivamente nas articulações na capital.

Wellington também entrou na campanha de Pessoa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Para o deputado, é questão de honra ganhar a prefeitura de Teresina. O governador Wellington Dias (PT) já declarou apoio a Dr. Pessoa na última terça-feira (17) e tem mantido contato frequente com Themístocles. O acerto para união de PT e MDB no 2º turno foi firmado bem antes do primeiro, ainda no dia 18 de agosto, no escritório da residência oficial do governador. 

Comente aqui

FÁBIO ABREU CONFIRMA APOIO A DR. PESSOA

Deputado vai para o palanque de Dr. Pessoa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Fábio Abreu (PL), que terminou a eleição para prefeito de Teresina na quinta colocação, confirmou apoio ao candidato Dr. Pessoa (MDB) para o segundo turno. Abreu recebeu Pessoa em sua casa nesta quinta-feira (19) e o acordo ficou selado.

Após o encontro, o perfil oficial de Dr. Pessoa no Facebook e no Instagram postou foto dos dois juntos e informou a adesão do deputado federal à campanha do emedebista. 

“Vamos juntos com o apoio do nosso deputado Fábio Abreu, que disputou o primeiro turno das eleições municipais de maneira limpa e respeitosa. Obrigado a todos!”, escreveu.

Foto postada pela campanha de Dr. Pessoa nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)

O apoio de Fábio Abreu a Dr. Pessoa já era esperado. Os dois fazem parte do bloco político do governador Wellington Dias (PT), que também declarou apoio a Dr. Pessoa na terça-feira (17).

Comente aqui

DERROTAS ABALAM LIDERANÇA DE MARCOS VINÍCIUS

Ele sofreu derrotas em seus redutos eleitorais (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ex-prefeito de Novo Oriente do Piauí e marido da deputada federal Marina Santos, o médico Marcos Vinicius Dias foi um dos grandes derrotados na eleição municipal deste ano. Se ele mostrou força política em 2016 e em 2018, dessa vez foi exatamente o contrário.

Marcos foi derrotado duas vezes e viu seu poderio político reduzir. Em Valença do Piauí, a mãe dele, Ceiça Dias (Solidariedade), não conseguiu se reeleger. A gestora, mesmo com a máquina da prefeitura nas mãos, amargou um vexatório terceiro lugar na disputa municipal.

Para piorar, em Novo Oriente do Piauí, município onde Marcos Vinícius iniciou a vida pública e do qual já foi prefeito duas vezes, o seu aliado Arnilton Nogueira (Solidariedade) também não conseguiu se reeleger. O prefeito perdeu de lavada para o candidato da oposição Afonso Sobreira (Progressistas). Sobreira teve 64,70% dos votos válidos contra 35,30% de Arnilton.

O prefeito eleito Afonso Sobreira é filho do ex-prefeito Raimundo Sobreira, que governou o município por três mandatos e morreu aos 76 anos em 2010.

OUTRA DERROTA

Uma terceira derrota em 2020 também respinga sobre Marcus Vinícius. Em Teresina, o vereador Gustavo Gaioso (Solidariedade) não conseguiu a reeleição, embora tenha obtido votação expressiva. Na eleição de 2016, Marcos Vinicius foi um dos responsáveis pela vitória de Gaioso, conforme o próprio vereador faz questão de afirmar. Os dois são amigos pessoais.

SOLIDARIEDADE SÓ PERDEU

As derrotas não se resumem apenas a Marcus Vinicius, mas também ao Solidariedade, partido do qual ele é vice-presidente estadual. A legenda presidida pelo deputado estadual Evaldo Gomes perdeu todas as prefeituras que tinha e não elegeu nenhum prefeito. 

Além de não reeleger Ceiça Dias em Valença e Arnilton Nogueira em Novo Oriente, o partido ainda perdeu a prefeitura de Luzilândia, no Norte do Piauí.

Em Luzilândia, o atual prefeito Ronaldo Gomes foi derrotado por Fernanda Marques (PTB), irmã da deputada estadual Janaínna Marques. Foram quase 2 mil votos de maioria.

Em todo o Piauí, a única vitória relevante do Solidariedade nas eleições de 2020 foi a eleição de Fernanda Gomes, filha de Evaldo Gomes, para o cargo de vereadora em Teresina.

Comente aqui

PREFEITO DE FLORESTA TEVE MAIOR VOTAÇÃO PROPORCIONAL NO PIAUÍ

Gestor reeleito obteve maior votação proporcional do Piauí (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito reeleito de Floresta do Piauí, Milton Rodrigues (PTB), teve a maior votação proporcional do Estado se considerados os municípios onde houve mais de um candidato. Na eleição com o adversário Casimiro Barroso (PSB), Milton obteve 85,57% dos votos válidos. Foram 1.725 votos contra apenas 291 do oponente (14,43%).

A segunda maior votação proporcional foi no município de Vera Mendes. Lá, o prefeito eleito Dr. Carlim (PSD) alcançou 84,60% dos votos válidos, contra 15,40% de Dra. Ana Lúcia (PTB).

Em Joaquim Pires, o prefeito reeleito Genival Bezerra (PT) teve 79,43% dos votos válidos. A quarta maior votação proporcional do Estado foi no município de Olho D’Água do Piauí, onde o candidato eleito Toin (Progressistas) teve 78,86% dos votos válidos.

Para fechar a lista dos cinco campeões em votação proporcional, em Lagoa do Barro do Piauí o prefeito Gilson Nunes (PSD) foi reeleito com 77,82% dos votos válidos. Ele derrotou a candidata Hednay Siqueira (PROS), que teve 20,88% e Adriano José (PSC), que teve 1,30%.

CANDIDATURAS ÚNICAS

Em outras cinco cidades os eleitos tiveram 100% dos votos válidos, mas isso ocorreu porque só havia um nome concorrendo ao cargo de prefeito. Em Caridade do Piauí, Santo Inácio, Simões e Jurema a eleição teve candidatos únicos. Em Curral Novo do Piauí, o candidato da oposição teve a candidatura impugnada e saiu da disputa, deixando o caminho livre para o atual prefeito.

Com isso, nessas cidades os eleitos atingiram 100% dos votos válidos.

Comente aqui

PADRE QUE DISPUTOU PREFEITURA NO PIAUÍ FICOU EM 4º LUGAR

Sacerdote teve desempenho fraco nas eleições municipais (Foto: Portal Duscocais)

O padre Luís Gomes de Oliveira (PT) se afastou da Igreja Católica em 2020 para concorrer à prefeitura do município de Matias Olímpio, no Norte do Piauí. Porém, seu desempenho eleitoral foi um fiasco. O sacerdote de 38 anos teve apenas 243 votos e ficou na quarta colocação.

No município, o prefeito eleito foi Geno (PTB), com 3.091 votos. Na segunda colocação ficou professor Junior (Solidariedade) com 3.016 e em terceiro Antônio Cinda (MDB), com 381 votos.

A entrada de Luís Gomes na política causou visível desconforto com o bispo da Diocese de Parnaíba, dom Juarez Sousa da Silva. Em entrevista ao Política Dinâmica em outubro, o bispo falou sobre a situação do padre e disse que a Igreja forma e ordena padres para serem pastores e não prefeitos. Na ocasião, Dom Juarez se referiu a Luís Gomes como "ex-vigário" e colocou em dúvida se a Igreja ainda aceitará ele de volta após a de decisão de entrar na política.

"Quanto ao afastamento, depende da situação em que ocorreu a candidatura e, se possível, de discernimentos futuros", informou Dom Juarez. O bispo ainda fez uma crítica à decisão do padre de entrar na disputa eleitoral, algo que a Igreja Católica vem restringindo. 

"O povo de Deus quer e precisa de padres missionários e profetas a serviço da Salvação, da vida em plenitude com todos. O padre sempre fará muito melhor para o povo a ele confiado do que como político.  O uso do bom nome de padre e de pastor não só não é critério de bons gestores, como a maioria das experiências tem mostrado, como também é inconveniente. A Justiça Eleitoral tem critérios claros e deveria estar de olho", disse o bispo na ocasião.

LEIA TAMBÉM:
Padre disputa prefeitura no Piauí; bispo critica

Comente aqui

PIAUÍ: ELEIÇÃO DECIDIDA POR 8 VOTOS VAI PARAR NA JUSTIÇA

Margareth alega irregularidade em seção eleitoral (Foto: Reprodução/Facebook)

A candidata Margareth do Zito (Republicanos), que perdeu a eleição para prefeita de Água Branca por apenas oito votos, recorreu à Justiça nesta terça-feira (17). Ela pede a impugnação de uma seção do município com base em uma certidão da própria Justiça Eleitoral. A seção com a suposta irregularidade é justamente a que garantiu a virada do candidato Júnior Ribeiro (PSD). Margareth também solicita a realização de uma auditoria na urna da seção.

A coligação dela se vale de uma certidão emitida pela 52ª Zona Eleitoral, que abrange Água Branca. O documento atesta que as vias obrigatórias do boletim de urna da seção 108 não constam dentre os materiais obrigatórios enviados pelo presidente da seção à Junta Apuradora dos votos no domingo (15). Conforme o documento, também não foram enviados os mapas e boletins, cuja apresentação é considerada indispensável para a validade dos votos da seção.

Certidão emitida pela Justiça Eleitoral aponta pendências na seção de nº 108 em Água Branca

Margarete aponta que o Código Eleitoral estipula como obrigatória a expedição do boletim contendo o resultado da respectiva seção, no qual são consignados o número de votantes, a votação individual de cada candidato, os votos de legenda partidária, os votos nulos e os brancos. Na ação, ela cita o artigo 313 do Código Eleitoral, que prevê punição para o caso da não expedição dos boletins, e o artigo 221, que prevê anulação da votação.

Ainda conforme a certidão em que Margareth se baseia, também não foram apresentados os boletins de identificação dos mesários que atuaram na seção, o que também é obrigatório. Os boletins de justificativa de voto também não foram enviados para a Zona Eleitoral.

Boletins de urna da seção nº 108 não foram enviados para a Justiça Eleitoral

Diante dos fatos, Margareth do Zito quer que seja determinada auditoria na urna da seção 108, através de perícia que verifique a existência de irregularidades. Ela também pede a recontagem dos votos da urna através do Registro Digital do Voto (RDV), bem como a comparação do resultado do RDV com o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral.

Por fim, a candidata pede que sejam anulados os votos da seção nº 108, com a consequente recontagem dos votos gerais do município. Com o pedido de Margarete, a Polícia Federal poderá ser acionada para saber porque não existem os boletins de urna da seção ou qual paradeiro eles tomaram para que não tenham sido recebidos pela Justiça Eleitoral.

O resultado da eleição no município de Água Branca foi o mais apertado do Piauí. Margarete vencia a disputa eleitoral até o fim da apuração e simpatizantes até comemoravam a vitória, mas Júnior Ribeiro, candidato apoiado pelo atual prefeito Jonas Moura (PSD), virou o jogo na última urna. O placar ficou 6.104 votos para Júnior e 6.096 votos para Margareth.

Comente aqui

GESSY ANUNCIA NA SEXTA-FEIRA (20) QUEM VAI APOIAR

Candidata ainda não anunciou sua posição (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O PSC, partido da candidata Gessy Fonseca, vai anunciar na próxima sexta-feira (20) a posição dela sobre o segundo turno da eleição na capital. No entanto, a sigla condenou a atitude de alguns dos seus candidatos a vereador que declararam apoio a Dr. Pessoa (MDB).

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (17), o partido nega boatos de que Gessy já tenha tomado alguma decisão sobre quem apoiar e ainda promete acionar a Justiça Eleitoral contra os candidatos a vereador que declararam apoio Pessoa. O PSC alega infidelidade partidária.

Veja a nota na íntegra:

O Partido Social Cristão (PSC-PI) vem por meio desta nota esclarecer que não tomou posicionamento de apoio da candidata Gessy Fonseca aos demais candidatos que estão disputando o segundo turno.

Além disso, o PSC, estrategicamente, não concorda com o posicionamento dos vereadores que declararam apoio ao Dr. Pessoa. Vale ressaltar que tal ação caracteriza infidelidade partidária, logo os responsáveis serão acionados judicialmente.

O posicionamento de Gessy Fonseca, que teve uma votação expressiva, será anunciado durante coletiva de imprensa nessa sexta-feira (20), às 11h, na sede do partido, localizada Rua Rio Grande do Sul, no Centro de Teresina.

LEIA TAMBÉM:
Gessy: a surpresa da eleição em Teresina

Comente aqui

W.DIAS SOBRE PESSOA: “TEM TUDO PARA FAZER UMA GESTÃO DIFERENCIADA”

Wellington vai apoiar Dr. Pessoa no 2º turno da eleição municipal em Teresina

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu com membros da base aliada na noite segunda-feira (16) e pediu aos dirigentes partidários para darem apoio à candidatura de Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno da disputa eleitoral em Teresina. Wellington afirmou nesta terça-feira (17) que Dr. Pessoa sofre preconceito e que está na hora de dar a ele uma oportunidade. 

Para o petista, Pessoa pode fazer uma gestão diferenciada como prefeito de Teresina.

“Na minha opinião, o segredo de uma boa gestão é uma boa equipe. E ele [Dr. Pessoa] tem consciência disso. Nas conversas que tivemos lá atrás ele deixa muito claro que sabe o tamanho da responsabilidade, sabe o tamanho do preconceito que se tem com ele e por essa razão mesmo ele tem a obrigação de fazer o melhor e escolher a melhor equipe. Ele tem consciência que se trata da gestão de uma capital, de uma cidade grande, e por essa razão eu acho que ele tem tudo para ter uma gestão diferenciada, positiva”, falou o governador.

Dr. Pessoa foi adversário de Wellington nas eleições de 2018 e acabou derrotado pelo petista. Agora aliados, o governador afirma que o candidato do MDB sofre preconceito.

“Eu acho que é hora da gente barrar os preconceitos. Eu já enfrentei isso na minha vida e sei o quanto é importante dar a ele uma oportunidade”, disse Wellington.

Comente aqui

CHAPA DO PL EM TERESINA PODE SER CASSADA POR CANDIDATURAS LARANJAS

Eleição de Leonardo Eulálio pode ser cassada (Fotos: Montagem/PoliticaDinamica.com)

O Partido Liberal (PL) conseguiu eleger um vereador em Teresina nas eleições de 2020. Com 4.597 votos, o médico Leonardo Eulálio garantiu vaga na Câmara Municipal da capital. Porém, a chapa proporcional do PL tem uma brecha para contestação na Justiça Eleitoral e Eulálio corre o risco de ter o mandato cassado.

O indício é de fraude do partido na cota de gênero, que assegura o mínimo de candidaturas de cada sexo. Três mulheres lançadas pelo PL como candidatas a vereadora em Teresina não fizeram campanha. Duas não tiveram nenhum voto e outra teve apenas um. Para piorar, ainda fizeram campanha para outro candidato a vereador.

Sônia recebeu dinheiro, não fez campanha e não teve nenhum voto (Foto: Reprodução/TSE)

A fraude na cota de gênero, com mulheres lançadas apenas para preencherem o mínimo legal de participação feminina, motivou a cassação de uma coligação inteira em 2017 no município de Valença, a 210 km de Teresina. A decisão foi pioneira e seis vereadores foram cassados. 

Em setembro de 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação dos vereadores de Valença e decidiu que o uso de candidaturas laranjas leva à cassação de chapa.

Jacira, cujo nome na urna ficou Jaciara, não teve votos (Foto: Reprodução/TSE)

ADVOGADO DIZ CASO PRECISA SER ANALISADO

Em entrevista ao Política Dinâmica nesta terça-feira (17), o advogado Wallyson Soares, um dos autores da ação pioneira de Valença do Piauí, explica que apenas o fato de não terem sido votadas não caracteriza a candidatura laranja. 

Sem se referir especificamente ao caso das candidatas do PL, mas falando de modo geral, ele diz que nesses casos deve-se averiguar se a possível candidata laranja recebeu dinheiro do partido, se fez propaganda da sua candidatura, se tem algum parentesco com dirigentes do partido ou mesmo se apoiou outro político, embora fosse candidata.

Wallyson foi um dos autores da ação de Valença (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“Só pelo fato de não terem tido voto não se configura. Tem que se analisar outras circunstâncias. Quais são? Precisa ver quanto ela recebeu do fundo partidário, se ela possui alguma relação de parentesco com presidente do partido ou até mesmo outro candidato. Tem que analisar as redes sociais para ver se fizeram campanha. É um conjunto probatório que precisa se formar em casos dessa natureza”, explicou.

CANDIDATAS RECEBERAM DINHEIRO 

Das três candidatas do PL, duas receberam recursos repassados pela campanha do partido. A candidata Sônia Raquel Alves recebeu R$ 10 mil da campanha do candidato majoritário do partido, mas não teve nenhum voto. Apesar do dinheiro recebido, ela não apresentou à Justiça Eleitoral nenhum gasto de campanha. 

No sistema do TSE, o doador é identificado como “Eleição 2020 Fábio Abreu Costa Prefeito”.

Já a candidata Kátia D’Ângela Silva Moraes também recebeu R$ 10 mil da campanha. Apesar de ter recebido o dinheiro, não consta nenhuma despesa de campanha da candidata. Ela teve apenas um voto. A outra candidata é Jacira Gonçalves Rodrigues. Essa não recebeu dinheiro para a campanha e também não teve nenhum voto.

FIZERAM CAMPANHA PARA OUTRO CANDIDATO

Outro ponto que chama atenção é que duas das três candidatas, embora estivessem registradas como postulantes ao cargo de vereadora, fizeram campanha nas redes sociais para outro candidato a vereador do partido. Kátia D’Ângela e Sônia Alves faziam publicações de apoio ao candidato Joattan Gonçalves (PL), que teve 310 votos.

Joattan é investigador da Polícia Civil e tentou ser vereador de Teresina pela segunda vez nas eleições de 2020. Nas postagens das redes sociais fica claro que as candidatas Kátia D'Ângela e Sônia Alves faziam campanha declarada para ele e não para si.

Sônia fazia publicação de apoio à candidatura de Joattan (Foto: Reprodução/Instagram)

QUEM ASSUME?

Se a Justiça Eleitoral for acionada e as candidaturas laranjas ficarem configuradas, Leonardo Eulálio deverá ter o mandato cassado. Nesse caso, conforme o advogado Wallyson, a vaga aberta por quem perde o mandato deve ser preenchida por um membro mais votado de outro partido que tiver ficado mais próximo de atingir o quociente eleitoral.

O QUE DIZEM AS CANDIDATAS

O Política Dinâmica ligou para Sônia Alves, mas as ligações não foram atendidas. A reportagem não conseguiu contato com Kátia D’Ângela e Jacira Gonçalves.

Comente aqui

COM 40 PREFEITOS, GEORGIANO DIZ QUE PSD SERÁ PROTAGONISTA EM 2022

Georgiano avisa que PSD vai forte para 2022 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Georgiano Neto avalia como positivos os números alcançados pelo PSD nas eleições municipais de 2020. O partido elegeu 40 prefeitos no Piauí, ficando atrás apenas do Progressistas, que elegeu 84 gestores nas eleições de domingo (15). Com os resultados obtidos, o deputado avisa que a sigla vai ser protagonista nas eleições de 2022.

“Resultado muito positivo. Retrata um trabalho que nós temos feito de fortalecimento do partido em todo o Estado. O PSD hoje está consolidado como uma das grandes forças políticas do Piauí e nós vamos trabalhar para nos fortalecer cada vez mais, visando também 2022. O PSD vai ser protagonista em 2022. Vamos trabalhar para o partido ser protagonista”, falou.

Entre as 40 prefeituras conquistadas, o deputado citou as vitórias nas cidades de Barras, Água Branca, Guadalupe, Fronteiras, Piracuruca, São Miguel do Tapuio, Paulistana e Jaicós.

SEGUNDO TURNO EM TERESINA

Sobre quem o PSD vai apoiar no 2º turno em Teresina, Georgiano disse que haverá uma reunião com Simone Pereira, que disputou a eleição para prefeita pela legenda, e os dois vereadores eleitos para definir qual rumo seguir. Ele falou que até a quarta-feira (18) deve anunciar quem o PSD vai apoiar, se Dr. Pessoa (MDB) ou Kleber Montezuma (PSDB).

Na capital, a candidata a prefeita do PSD Simone Pereira teve 8.787 votos (2,12%) e ficou na sétima colocação. O partido conseguiu eleger dois vereadores: Ismael Silva e Renato Berger.

Comente aqui

O ABRAÇO IMPROVÁVEL

Ciro e padre Walmir se abraçam na cidade de Picos (Foto: Reprodução/Instagram)

Até poucos meses atrás, a relação entre o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o prefeito de Picos, padre Walmir Lima, era de grande animosidade. Poucas rivalidades foram tão notáveis quanto a deles na história recente da política do Piauí. Ciro fazia questão de dizer que tinha orgulho de não ter proximidade com o padre, a quem chamava de “desastre”.

Os últimos quatro anos foram de intensas trocas de farpas e Ciro articulou a oposição para derrotar o grupo político de Walmir. Mas, quis o destino que o padre se desentendesse com seu próprio partido, o PT, pedisse desfiliação e se aliasse justamente ao candidato de Ciro em Picos. Em poucos dias, Walmir passou de prefeito petista a adversário do candidato do PT em Picos.

Provando mais uma vez que a política é dinâmica, na festa da vitória de Gil Paraibano (Progressistas) lá estavam Ciro e Walmir felizes da vida, juntos e amigos. Se abraçaram, tiraram selfies, gravaram vídeos e se confraternizaram. Pelo visto, Ciro não enxerga mais no padre o desastre que ele tanto falava. Por outro lado, o padre parece ter perdoado o senador.

Juntos, Ciro e Walmir eram só alegria durante comemoração (Foto: Reprodução/Instagram)

LEIA TAMBÉM:
Ciro: "Tirando esse prefeito de Picos"

Comente aqui