HÁ 31 ANOS, CMT REAJUSTOU VENCIMENTOS DE VEREADORES EM 110%

Janeiro de 1990. O Brasil ainda vivia os tempos do descontrole da inflação e os vereadores de Teresina iniciaram o ano com os próprios vencimentos reajustados em 110%. Na época, segundo matéria do Jornal do Brasil, o aumento desrespeitou o Regimento Interno da própria Câmara, que vinculava os reajustes dos vereadores aos dos servidores públicos municipais.

Os vencimentos mensais dos parlamentares teresinenses saltaram de NCz$ 14 mil (quatorze mil cruzados novos) para CNz$ 32 mil. O presidente do Legislativo Municipal era o vereador Renato Berger, então filiado ao PFL. Por coincidência, Berger foi eleito agora nas eleições de 2020 e vai voltar a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

Além do aumento nos vencimentos, os vereadores ainda ganharam direito a mais 30% referente à cada sessão extraordinária de que viessem a participar. Com o reajuste, a Câmara de Teresina passou a gastar com o pagamento dos 21 vereadores da época 30% a mais do que o valor da folha dos 300 funcionários que a CMT tinha naquela ocasião.

O então vereador Augusto Basílio, do antigo PMDB, justificou que o aumento de 110% era “uma justiça ao trabalho da Câmara”, pois todos os trabalhadores brasileiros estavam se preparando para suportar a inflação. Porém, o jurista Celso Barros Coelho, hoje com 98 anos, afirmou que o aumento autorizado pela Mesa Diretora da Câmara era inconstitucional.

O caso foi destaque no Jornal do Brasil no dia 2 de janeiro de 1990, portanto, há quase 31 anos. 

Matéria do Jornal do Brasil sobre aumento para vereadores na CMT (Foto: Acervo/JB)

Comente aqui

NIXON NEGA CONVITE E DIZ QUE DR. PESSOA ESTÁ DESCANSANDO

Nixon integrou equipe de campanha de Pessoa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O coronel Nixon Frota afirmou nesta quinta-feira (3) ao Política Dinâmica que não recebeu nenhum convite para fazer parte do secretariado do prefeito eleito de Teresina Dr. Pessoa (MDB). Porém, garante que caso isso venha a acontecer vai aceitar com muita alegria. Nixon informou ainda que Dr. Pessoa está em um merecido descanso desde que venceu as eleições.

“Ele está descansando, deu muito gás. Tem 75 anos de idade, teve um preparo físico muito bom, muita coragem e uma vontade maior ainda. Agora o homem está descansando, tranquilinho, isolado. Ele precisa. Muita gente não tem noção do quanto uma campanha cansa. Quanto a convite, não tem convite e nem vou botar faca no pescoço do Dr. Pessoa. Eu trabalhei, confio nele e se ele me convidar aceitarei com a maior alegria. Mas se ele achar que não, que tem nomes melhores, fica a critério dele”, afirmou.

Nixon acompanhou Dr. Pessoa ao longo de toda a campanha. Era um dos principais auxiliares do prefeito eleito nas andanças pela cidade. Nos últimos dias, muito se falou sobre a presença do militar da reserva na equipe de transição de Dr. Pessoa, mas ele não foi nomeado para integrar o grupo. O coronel afirma que também está descansando e resolvendo afazeres do dia a dia que a campanha eleitoral intensa o impossibilitou de fazer.

PRESIDENTE DO PRTB

Nixon é presidente regional do PRTB, sigla que compôs a coligação de Dr. Pessoa. Para ele, comandar o partido tem sido um grande aprendizado. Agora, a Executiva Nacional quer ampliar a presença do partido no Piauí em 2022. O coronel disse ainda que deve ir a São Paulo e Brasília em breve tratar de assuntos relacionados aos próximos passos da legenda no Estado.

Comente aqui

PRESIDÊNCIA DA APPM: PREFEITO COSTURA CHAPA COM PSD, PP, MDB E PT

Toninho de Caridade e Paulo César devem ser formar chapa (Foto: Divulgação/Toninho)

O prefeito de Caridade do Piauí, conhecido como Toninho de Caridade (PSD), costura a união de vários partidos para chegar à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Com apoio da cúpula estadual do PSD, que elegeu 40 prefeitos no Piauí, o gestor encaminha os apoios do Progressistas, do MDB e do PT para formação da chapa.

Toninho se reuniu com o prefeito eleito de Bom Jesus, Nestor Elvas (MDB), e esteve nesta quarta-feira (3) com o prefeito de Francinópolis, Paulo César (Progressistas). Ele também mantém contato com o prefeito reeleito de Castelo do Piauí, Magno Soares (PT). A intenção do prefeito Toninho de Caridade é tentar uma chapa consensual. 

Nestor Elvas, de Bom Jesus, também deve compor chapa (Foto: Divulgação/Toninho)

Ao Política Dinâmica, Toninho disse que a chapa que se desenha é com ele como presidente da APPM, Paulo César (Progressistas) 1º vice-presidente, Nestor Elvas (MDB) 2º vice-presidente e Magno Soares (PT) 3º vice-presidente. A intenção de Toninho é que os demais espaços na mesa diretora sejam indicados pelas associações regionais de prefeitos.

Bastante ligado aos deputados Georgiano Neto e Júlio César, mandatários do PSD no Piauí, Toninho de Caridade se reelegeu este ano com 100% dos votos válidos no município de Caridade do Piauí. Ele foi candidato único e conclui a atual gestão com alto índice de aprovação.

Se eleito na APPM, Toninho vai suceder o atual presidente Jonas Moura, também do PSD, e comandar a instituição municipalista pelos próximos dois anos.

Comente aqui

PDT APOIA JEOVÁ E QUER ESPAÇO NA MESA DIRETORA

Vereador Evandro Hidd, dirigente do PDT (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O PDT vai apoiar a reeleição de Jeová Alencar (MDB) para presidência da Câmara Municipal de Teresina. Com três vereadores eleitos, a legenda ainda pleiteia espaço na composição da Mesa Diretora. A intenção é ficar com a primeira secretaria.

O nome do partido para compor a mesa diretora é o do vereador Evandro Hidd, presidente municipal da sigla. Ele garante que o PDT está unido pela reeleição de Jeová.

"Sim [o partido apoia Jeová]. PDT unido. Inclusive o partido pleiteia a primeira secretaria da casa.", falou o vereador nesta quarta-feira (2) ao Política Dinâmica.

Nas eleições deste ano, o PDT apoiou a candidatura de Kleber Montezuma (PSDB) para prefeito. Mesmo na oposição à nova gestão, Hidd garante que a legenda votará pela reeleição de Jeová. Além de Hidd, o partido ainda elegeu os vereadores Enzo Samuel e Alan Brandão.

Comente aqui

FÁBIO NOVO VOLTA PARA A SECRETARIA DE CULTURA

Petista volta a comandar secretaria estadual (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) nomeou mais uma vez o deputado estadual Fábio Novo (PT) para o cargo de secretário estadual de Cultura. Novo tinha deixado o comando da Secult em junho e retornado à Assembleia para poder ser candidato a prefeito de Teresina.

Depois de ficar em quarto lugar na disputa municipal, com 47.573 votos, o petista retorna ao cargo de secretário. A portaria com a nomeação de Fábio Novo foi assinada no dia 30 de novembro e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira (1º).

Com volta de Novo para a Secult, o secretário Carlos Anchieta deixa a pasta. Indicado por Fábio Novo, Anchieta tinha substituído o deputado estadual no posto desde junho.

Comente aqui

“NÃO TEM CANDIDATO FORTE INDIVIDUALMENTE NO PIAUÍ”, APONTA FLÁVIO NOGUEIRA

Flávio Nogueira aponta falta de líderes populares (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) considera que ainda é cedo para dizer que existe esse ou aquele nome forte para senador ou governador do Piauí. Segundo ele, quem diz hoje que é candidato ao Governo do Estado ou ao Senado em 2022 pode terminar não sendo. Nogueira chamou atenção para o fato de que não existe candidato forte individualmente no Estado e disse que hoje em dia não há nenhum líder popular na política do Piauí.

“Os candidatos a governador, embora possa ter um ou outro que diz que é candidato, mas está muito longe. Política não é nada exato, muda sempre. Quem é hoje candidato pode não ser e quem não é pode ser, a governador, a vice e a senador. Não tem candidato forte individualmente. Dificilmente aparece um líder popular. No nosso estado não tem esse popular. Ainda hoje o Wellington Dias é o que se aproxima desse líder popular, mas ele sozinho com certeza não ganharia uma eleição, sem ter um grupo político”, falou.

Nogueira aponta que em outros momentos surgiam líderes populares, capazes de ganhar eleições mesmo sem a influência decisiva de um grupo político. Porém, ele aponta que nos dias atuais isso está cada vez mais raro e, no caso do Piauí, nem existe mais. Para o deputado, os candidatos majoritários em 2022 serão vitoriosos a partir do leque de alianças que montarem, pois não vê ninguém capaz de se fazer competitivo apenas pela própria liderança.

Comente aqui

PIABAS DO RABO SECO

Agentes federais durante operação na cidade de Barras (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (25) para investigar compra de apoios políticos nas eleições de 2020 em Barras, no Norte do Piauí, revelou um detalhe curioso. 

Segundo notícia-crime investigada pela PF, as lideranças compradas por um grupo político da cidade eram subdivididas em algumas categorias, conforme o peso do apoio político negociado e o respectivo valor da sua compra. Peixes eram usados como referência.

Tinha os “peixes de couro” em referência à compra de lideranças mais importantes, os “peixes nobres de escama”, para lideranças medianas, e as “piabas do rabo seco”, em referência às lideranças pequenas ou de pouca importância política.

O prefeito eleito de Barras, Edilson Capote (PSD), foi um dos alvos da operação da PF, que foi batizada de “Democracia Pescada”. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo sete no município de Barras e um em Brasília.

Comente aqui

CONDENAÇÃO DE JOICE É ALENTO PARA A BOA POLÍTICA

Deputada federal foi condenada a pagar indenização (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

A decisão da 4ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de condenar a deputada federal Joice Hasselmann (PSL) a pagar R$ 40 mil de indenização à vice-governadora do Piauí Regina Sousa (PT) é um alento para a decência na política. A condenação, dada na terça-feira (24), mostra que política deve ser feita com respeito e nunca com ataques sórdidos ou ofensas rasteiras.

Qualquer um tem o direito de discordar das posições políticas de Regina, do partido dela ou dos aliados dela, mas não se pode descer o nível para o desrespeito e o ataque à sua dignidade. Regina tem sua história [muito bonita, por sinal] e não merecia ser desrespeitada da forma como foi. Na política, é preciso saber respeitar os que estão do outro lado.

Na ocasião dos insultos, a piauiense era senadora e Joice ainda atuava como jornalista, sua profissão. Ao acompanhar uma sessão do Senado na época do impeachment de Dilma Rousseff, Joice chamou Regina de “anta”, “cretina”, “vergonhosa” e “gentalha”. Com total falta de polidez, completou: “É uma semianalfabeta que está falando um monte de asneira”.

Na decisão, os ministros da 4ª turma do STJ entenderam que Joice teceu comentários não relacionados ao conteúdo do discurso que Regina fazia. Eles ainda consideraram as falas de Joice como sendo um ato de zombaria e menosprezo contra a atual vice-governadora do Piauí. As afirmações deploráveis ultrapassaram os limites da crítica e da opinião.

Regina Sousa, vice-governadora do Piauí (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Regina não chegou ao Senado e nem se tornou vice-governadora à toa. Seu espaço foi galgado com dedicação, perseverança e seriedade, características que, aliás, muitos políticos, inclusive do partido dela, não têm. Diferente de Joice, que foi alçada à política por uma onda com prazo de validade, Regina construiu sua história com dificuldades ao longo de muitos anos.

Todos têm a liberdade de criticar ações políticas dela. Podem até tirar onda de algum projeto ou ideia que ela venha a apresentar, mas não se pode, jamais, menosprezá-la enquanto pessoa, enquanto mulher, enquanto cidadã que tem seu espaço na política. Ainda que existam disputas e acirramentos de ânimos, o respeito e a educação devem sempre ser um pilar essencial.

Comente aqui

PREFEITO ELEITO DE BARRAS É ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Agentes da PF durante cumprimento de mandado em Barras (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a Operação "Democracia Pescada". Segundo a PF, a ação tem por objeto a apuração do teor de uma notícia-crime na qual se afirmou que um grupo político teria comprado, para as eleições municipais de 2020, o apoio de pré-candidatos e lideranças políticas da cidade de Barras.

O prefeito eleito Edilson Capote (PSD) é um dos alvos da operação. Na ação, são utilizados 32 policiais federais para dar cumprimento a oito mandados de busca e apreensão. Dos oito mandados, sete são no município de Barras e um outro mandado foi cumprido em Brasília.

Agente da PF durante operação contra corrupção eleitoral (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A PF diz que, no contexto apresentado na notícia-crime investigada, os recursos utilizados poderiam ser usados para a prática do crime de corrupção eleitoral, dentre outros.

O nome da operação tem relação com a denominação dada aos grupos em que foram subdivididos os políticos e lideranças compradas. Segundo a notícia-crime em apuração, a compra de apoio que foi feita conforme o peso do apoio político negociado e o respectivo valor da sua compra (peixes de couro, peixes nobres de escama e piabas do rabo seco).

Comente aqui

ELEITO, ISMAEL SILVA VOLTA ÀS RUAS PARA ARRANCAR CARTAZES

Ismael iniciou retirada de cartazes das ruas (Foto: Reprodução/Facebook)

Poucos dias após ser eleito vereador de Teresina com 2.937 votos, o jovem Ismael Silva (PSD) voltou às ruas da capital. Porém, dessa vez o objetivo é arrancar os adesivos e cartazes espalhados pelas vias públicas da cidade durante a campanha eleitoral.

Na companhia de um grupo de amigos, Ismael iniciou, ainda na sexta-feira (20), as andanças para fazer retirada de todo o material de campanha. Segundo ele, a iniciativa faz parte do compromisso com o meio ambiente e com a cidade limpa e menos poluída.

Vereador eleito conta com ajuda de amigos (Foto: Reprodução/Facebook)

“Desde a última sexta-feira que a nossa turma está na rua, retirando os cartazes que utilizamos durante a campanha eleitoral. Quem me conhece sabe que não sou de ficar apenas olhando. Eu gosto é de ‘meter a mão na massa’. Feliz por ter ao meu lado jovens que têm compromisso com o meio ambiente!”, escreveu o político nas redes sociais.

Cartazes de campanha estão sendo retiradas das ruas (Foto: Reprodução/Facebook)

Ismael havia sido candidato a vereador em 2016, mas não se elegeu. Dessa vez, foi o mais votado do PSD e garantiu vaga na Câmara Municipal de Teresina.

Comente aqui

“ATÉ TU, SEBIM?”

O ex-vereador Sebim participou de ato de campanha do candidato Dr. Pessoa (MDB) na noite da segunda-feira (23). Sebim é pai de Luciana Sebim (Progressistas), que disputou vaga de vereadora este ano na coligação do candidato Kleber Montezuma (PSDB). O grupo de Sebim sempre foi bastante ligado ao prefeito Firmino Filho.

A reunião política com dezenas de pessoas aconteceu na casa de Simone Pereira (PSD). Ao notar a presença de Sebim no evento, em foto postada numa rede social pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD), o deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) reagiu. 

“Até tu, Sebim?”.

Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, questionou presença de Sebim

LUCIANA DIZ QUE SEGUE COM KLEBER

Em um grupo de WhatsApp, Luciana Sebim respondeu alguns comentários sobre a presença do pai dela na reunião política de Dr. Pessoa na casa de Simone Pereira.

“Eu tenho minha trajetória e papai tem a dele. Democracia é isso. Eu tô trabalhando e sempre trabalhei para o Firmino”, respondeu Luciana.

A presença de Sebim no evento de Dr. Pessoa chamou atenção de setores do Palácio da Cidade.

Comente aqui

CONFESSARAM NO PALANQUE E PERDERAM NAS URNAS

Grupos políticos de Monção e Cipriano acabaram derrotados (Fotos: Reprodução/Internet)

Dois episódios marcaram as eleições municipais no interior do Piauí em 2020. Foram casos onde a sinceridade [ou talvez ingenuidade] de alguns políticos pode ter virado "sincericídio".

No município de Cocal, na região Norte do Piauí, o ex-prefeito José Maria Monção disse que quando foi prefeito “não roubou tanto” e acusou o atual gestor de ter roubado mais do que ele. A confissão pública aconteceu durante a convenção que homologou a candidatura do médico Cristiano Brito (MDB) a prefeito do município, candidato apoiado por Monção.

Em Santo Antônio de Lisboa, na região de Picos, o ex-prefeito e candidato Assis Cipriano (PSB) fez elogios a um ex-assessor e disse que o funcionário era tão honesto que nem roubar em sua frente ele podia. A fala de Cipriano aconteceu durante a convenção que homologou a candidatura dele mesmo a prefeito da cidade, que fica a 344 km de Teresina.

Depois das confissões públicas, os dois saíram das eleições municipais derrotados. Em Cocal, o candidato Dr. Cristiano, apoiado por José Maria Monção, perdeu a eleição. Ele teve 7.145 votos, contra 8.284 votos de Nonatinho do Sindicato (PT), eleito prefeito do município.

Já em Santo Antônio de Lisboa, Assis Cipriano sofreu uma derrota acachapante na tentativa de voltar à prefeitura. O candidato Dr. Karlão (Progressistas) teve 62,49% dos votos válidos e venceu a disputa. Cipriano, que tinha vergonha de roubar na frente do assessor, só teve 37,51%.

Comente aqui

MOSQUITO, PITCHULA, HULK: OS POUCOS ‘ENGRAÇADOS’ QUE SE ELEGERAM NO PIAUÍ

Resultado para candidatos cômicos não foi bom (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Apelidos esquisitos e engraçados não são trampolim para sucesso nas urnas. As eleições municipais de 2020 no Piauí mais uma vez mostraram isso. A maioria dos candidatos que foram para as urnas usando apelidos cômicos acabou fracassando.

Em 28 de setembro, o Política Dinâmica publicou reportagem com 22 candidatos que foram para as urnas com nomes exóticos. Entre os candidatos estavam Bilau, Cascavel do Piauí, Rato do Táxi, Seu Barriga, Mistereme, Pucata, Lobo Solitário, Mosquito, Doril e outros.

Porém, dos 22 candidatos elencados na reportagem, apenas três foram eleitos. Em Barro Duro, o candidato Pitchula (PSD) ganhou para vereador. Em Miguel Leão, Hulk (PTB) também garantiu vaga na Câmara Municipal. Em Floresta do Piauí, Mosquito (PTB) foi eleito vereador.

Todos os outros saíram derrotados. Na cidade de São José do Divino, a cantora trans Cascavel do Piauí (MDB) só teve 58 votos para vereadora e perdeu. Em Capitão de Campos, Silvestre Bolsonaro (Progressistas) também foi derrotado com apenas 12 votos. Já em Acauã, o candidato Bilau (PSD) só teve potencial para conquistar 66 votos e não foi eleito.

Comente aqui

PREFEITO DE SANTO INÁCIO DO PIAUÍ VAI DISPUTAR PRESIDÊNCIA DA APPM

Tairo Mesquita anuncia que vai disputar comando da APPM (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito do município de Santa Inácio do Piauí, Tairo Mesquita (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (23) a intenção de disputar a sucessão de Jonas Moura (PSD) na presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O gestor é o atual vice-presidente da instituição.

“Prefeitos e prefeitas do estado do Piauí. Quero nesse momento parabenizar cada um de vocês, eleitos e reeleitos, e dizer que estou colocando meu nome à disposição para a presidência da APPM. Conto com cada um de vocês”, disse o gestor em vídeo publicado numa rede social.

Tairo Mesquita tem 34 anos e se reelegeu prefeito de Santo Inácio do Piauí nas eleições deste ano com 2.344 votos. Ele não teve adversário e foi candidato único no município. 

Comente aqui

JONINHA DIZ QUE “CIRCUNSTÂNCIAS” O LEVARAM A APOIAR DR. PESSOA

Joninha contraria partido e vai apoiar Dr. Pessoa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O vereador Joninha (PSDB), que não conseguiu se reeleger, anunciou oficialmente na noite deste domingo (22) que vai apoiar Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno da disputa eleitoral em Teresina. Em texto publicado nas redes sociais, o tucano diz que “circunstâncias” o levaram a mudar de lado, mas não apontou quais foram elas.

“Eu, Joninha, devido a algumas circunstâncias que me levaram a tomar essa decisão, venho comunicar que decidi, a partir de agora, apoiar o Dr. Pessoa para prefeito de Teresina, visto que grande parte da população teresinense está voltada às suas propostas de mudança e, dessa forma, voltada a elegê-lo como nosso futuro prefeito.”, falou.

Joninha teve vários mandatos de vereador e sempre foi um dos parlamentares privilegiados nas gestões do PSDB. No primeiro turno, ele chegou a gravar vídeos se dizendo eternamente grato e pedindo votos para o candidato Kleber Montezuma (PSDB), que disputa o segundo turno com Dr. Pessoa. Passado o primeiro turno, o parlamentar alega que “o jogo virou”.

“A partir dessa decisão tomada, pensando no melhor para meus eleitores e para a população de Teresina que mais necessita da atenção do poder público, espero receber o apoio e a confiança de todos vocês que sabem exatamente da minha trajetória como vereador e do amor que tenho à nossa cidade. De já, deixo aqui os meus agradecimentos pela compreensão, muito obrigado! O jogo virou, votemos todos 15”, encerrou o vereador.

Comente aqui